CONONAVÍRUS COVID-19

Vacinas da AstraZeneca e Janssen têm possível novo efeito colateral descoberto.
Possibilidade razoável, informou a Anvisa europeia.

As vacinas da AstraZeneca e Janssen podem provocar mielite transversa, uma inflamação vertebral rara. É o que informou a Anvisa europeia (EMA, na sigla em inglês), em comunicado divulgado na sexta-feira 14.

A mielite transversa provoca fraqueza nos braços e pernas de seus portadores. A doença também causa formigamentos, dormências, dores ou perda da sensação de dor, além de problemas nos sistemas urinário e digestivo.

"Trata-se de uma possibilidade razoável", informou a EMA, ao ressaltar que a relação risco-benefício dos produtos das farmacêuticas continua inalterada. A vacina da AstraZeneca é a mais aplicada em todo o Brasil.

Conforme a agência reguladora, a reação adversa ocorre com frequência desconhecida.

"Os profissionais de saúde devem estar atentos aos sinais e sintomas da mielite transversa", orientou a EMA. "Permitindo diagnóstico precoce, cuidados de suporte e tratamento", acrescentou a agência reguladora estrangeira.

A EMA ainda fez um alerta para possíveis problemas futuros: "as pessoas que receberem qualquer uma dessas vacinas são aconselhadas a procurar atendimento médico imediato se desenvolverem sintomas da doença".

Agora Notícias Brasil



Fale conosco ou participe do nosso grupo do WhatsApp

Participe do nosso grupo e canal do Telegram




COMENTÁRIOS







VEJA TAMBÉM



CONONAVÍRUS COVID-19  |   16/02/2022 20h09





CONONAVÍRUS COVID-19  |   24/01/2022 18h55


CONONAVÍRUS COVID-19  |   19/01/2022 23h40